Situada a norte de Lisboa, Fátima é um dos centros religiosos mais apreciados do mundo. As pessoas vão a Fátima para pedir milagres e agradecer pelas graças alcançadas. Demonstrações de fé são o que não faltam.
Sua fama se deve às aparições de Nossa Senhora do Rosário, que apareceu aos três pastorinhos: Lúcia dos Santos e os seus dois primos mais novos, Francisco e Jacinta. Entre Maio e Outubro de 1917, as três crianças testemunharam várias aparições. O título de Nossa Senhora do Rosário também é usado em referência à mesma aparição.
Fátima também é considerado um dos santuários católicos mais importantes do mundo acolhendo milhões de peregrinos e turistas.
É possível conhecer os principais pontos de Fátima com apenas 1 dia. Fizemos um bate volta saindo de Lisboa passando também por Batalha, Nazaré e Óbidos.
Os principais pontos ficam todos próximos à praça do Santuário bastando apenas caminhar de um lado do outro.
O que fazer em Fátima? – Roteiro para um bate e volta de 1 dia
O Santuário de Fátima
A visita ao Santuário de Fátima começa com a grande esplanada. Ela é capaz de receber milhares de pessoas. Os dias 12 e 13 de maio são os que recebem mais peregrinos por conta da celebração da data da primeira aparição de Nossa Senhora. Nos outros meses, todo o dia 13 a cidade também recebe muita gente. Como não era nenhuma data especial vimos apenas algumas pessoas, várias delas ajoelhadas descendo em direção a Capelinha das Aparições.
Basílica de Nossa Senhora de Fátima
A basílica começou a ser construída em 1928 sendo consagrada em 1953. A torre com o sino possui 65 metros de altura e é rematada por uma coroa de bronze de 7.000 quilos.
Visitamos o interior da basílica e vimos os túmulos dos três pastorinhos, de frente para o altar no sentido a direita está o túmulo de Francisco Marto e a esquerda estão os túmulos de Jacinta Marto e Lúcia dos Santos.
No dia 13 de Maio de 1958, foi inaugurada uma grande estátua do Imaculado Coração de Maria, esculpida pelo Padre Thomas McGlynn, sob indicação da Irmã Lúcia, e colocada no nicho da fachada da Basílica em 13 de Junho de 1959. A estátua tem 4,73 metros e pesa 14 toneladas.
O monumento Sagrado Coração de Jesus é de bronze, de autor desconhecido, está erguido no centro do Recinto de Oração, em frente à Capelinha das Aparições. Essa imagem faz recordar da mensagem em Fátima, envolvidos no amor de Deus pelo mundo, devemos perceber e refletir sobre o amor de Deus tem por cada um, pela humanidade, através da oração que Nossa Senhora ensinou aos três videntes na aparição de julho de 1917.
Basílica da Santíssima Trindade
A primeira basílica construída cabiam no máximo 3,5 mil pessoas e por isso foi necessário a construção de uma nova basílica para a celebração para grupos maiores. Inaugurada em 2007, está situada no recinto do Santuário de Fátima, no extremo oposto à Basílica de Fátima. A Basílica da Santíssima Trindade possui a capacidade para receber até 9 mil pessoas.
Capelinha das Aparições
A pedido de Nossa Senhora foi construída uma modesta capela no local exato das aparições. A Capelinha das Aparições está localizada na Cova da Iria no Santuário de Fátima.
A Capelinha é considerada o coração do Santuário. O pedestal, onde encontra-se a Imagem de Nossa Senhora de Fátima, marca o local onde estava a pequena azinheira (árvore original), sobre a qual Nossa Senhora apareceu. A azinheira desapareceu pelo motivo de algumas pessoas retirarem parte dela e levá-la para casa, afirmando que um pedaço do ramo seria a representação de Nossa Senhora, mas, atrás da capelinha há uma réplica da azinheira.
Sala das Velas
A Sala das Velas encontra-se ao lado da Capelinha das Aparições, há velas de vários tamanhos e você pode comprá-las, acendê-las e colocá-las no tocheiro do santuário. Alguns peregrinos oferecem artigos relacionados com algum problema que os afetam, assim colocam outras peças em cera, depois das velas, sendo de imitações de órgãos do corpo humano, como seios, corações, cabeças, pernas, pés e mãos.
Muro de Berlim
Junto da entrada nascente do Recinto do Santuário, está um grande bloco do Muro de Berlim, transformado em monumento. O Monumento do Muro de Berlim, símbolo da reunificação da Alemanha, foi inaugurado em Fátima em 13 de Agosto de 1994.
Na lápide junto, foram inscritas as palavras proferidas por João Paulo II, em Maio de 1991: “Obrigado, celeste pastora por terdes guiado com carinho os povos para a liberdade!”
Um pouco mais de Fátima
Esses foram os principais pontos que você poderá fazer em algumas horas podendo aproveitar o restante do dia para conhecer outras cidades de Portugal. Se tiver mais tempo você poderá conhecer também o Mudeu de Cera, o Museu Cristo e a Casa dos Pastorinhos. Não estivemos em nenhum dos três locais mas em uma próxima oportunidade certamente iremos conhecer. Segue um pouco sobre cada um:
Museu de Cera
O Museu de Cera de Fátima torna-se cada vez mais um ponto de referência na peregrinação a Fátima. O museu apresenta a história real de Fátima desde a anunciação do anjo aos três pastorinhos e até a vinda do papa João Paulo II. Maiores informações clique aqui.
Museu de Cristo
O Museu de Cristo é o único no mundo que representa através de figuras de cera a vida de Cristo. Nele há momentos como anunciação do anjo a Maria, nascimento, fuga para o Egito, batismo, a última ceia, caminho para o calvário e outras cenas. Maiores informações clique aqui.
Casas dos Pastorinhos
As casas onde viviam os pastorinhos Lúcia, Jacinta e Francisco estão aproximadamente a 3 Km do Santuário de Fátima, localizada na Rua dos Pastorinhos, na Vila Aljustrel. Maiores informações clique aqui.
- O que fazer em Curaçao na parada do Cruzeiro - 29 de fevereiro de 2024
- Aruba – O que fazer em um dia na parada do Cruzeiro - 12 de outubro de 2016
- Conjunto Moderno da Pampulha conquista o título de “Patrimônio Cultural da Humanidade” - 21 de julho de 2016