O Conjunto Moderno da Pampulha em Belo Horizonte-MG conquistou o título “Patrimônio Cultural da Humanidade”, conferido pela UNESCO. A definição ocorreu em 17 julho de 2016 em Istambul, na Turquia.
O grande espelho d’água da Lagoa da Pampulha, fez da região um bem considerado patrimônio da humanidade. O conjunto moderno construído em torno da lagoa da Pampulha, inclui a Igreja São Francisco de Assis, o Antigo Cassino (Atual Museu de Arte Moderna da Pampulha), a Casa do Baile, o Iate Golf Clube e a Residência de Juscelino Kubitschek.
Oscar Niemeyer, Burle Marx, Cândido Portinari e outros artistas mundialmente importantes fizeram da Pampulha uma verdadeira obra de arte a céu aberto. Arquitetura, paisagismo e diversas artes (pinturas, esculturas, azulejaria e mosaicos) conferem a Pampulha uma verdadeira obra prima. Portanto, fazer parte da lista do patrimônio da humanidade reforça a nossa identidade cultural, influencia a arquitetura moderna brasileira e mundial, traz crescimento econômico, social e ambiental a região e o compromisso quanto ao cuidado e conservação.
- O que fazer em Curaçao na parada do Cruzeiro - 29 de fevereiro de 2024
- Aruba – O que fazer em um dia na parada do Cruzeiro - 12 de outubro de 2016
- Conjunto Moderno da Pampulha conquista o título de “Patrimônio Cultural da Humanidade” - 21 de julho de 2016