Dicas de Cruzeiro pelo Caribe – Divina – MSC


Este é mais um post da série sobre cruzeiros pelo Caribe.  Já falamos aqui do Majesty of the Seas da Royal Caribean e do Monarch da Pullmantur. Desta vez vamos dar dicas para o Divina da MSC.

Navio MSC Divina

Navio MSC Divina – Foto divulgação www.msccruzeiros.com.br

A grande diferença deste cruzeiro em relação aos outros que fizemos é que este possui 3 paradas e 3 dias de navegação. Com isso temos mais tempo para curtir o navio.

O MSC Divina é um navio Italiano e possui 333,30 metros de comprimento e 37,92 metros de largura. São 1350 membros da tripulação.

Veja mais: Galeria de Fotos do Navio Divina da MSC.

Experiência

Ao contrário dos outros cruzeiros onde estávamos em grupo de amigos desta vez fomos só eu e a Raquel. Mas isso não deixou a viagem menos empolgante, muito pelo contrário, foi uma experiência nova. A viagem foi meio que uma despedida pois sabíamos que tão cedo teríamos uma oportunidade de viajar e curtir só nos dois pois a Raquel estava grávida de um pouco mais de 4 meses (18 semanas). Aproveitamos também para fazer o enxoval do bebê depois do cruzeiro mas isso fica para outro post.

Chegamos na Florida com três dias de antecedência. Estávamos sem carro neste período e por isso preferimos hospedarmos em Miami Beach devido a facilidade de entretenimento que podem ser feitos a pé. Utilizamos o Uber para sair do aeroporto até o hotel. Foi um percurso de 20 km percorridos em 29 minutos e custou US$19.21.

No dia do embarque seguimos em direção ao porto e novamente utilizamos o Uber. Foram 11,6 km percorridos em 22 minutos com o custo de US$11.94.

Balcão de check-in

O horário marcado no nosso cartão de embarque para o check-in era as 14h mas chegamos no porto por volta de 12:20h. Com menos de 10 minutos passamos pela segurança e nos dirigimos para o balcão de check-in. O processo de conferência dos documentos durou menos de 15 minutos e as 12:45h já estávamos dentro do navio.

Nossa primeira impressão foi de que o navio era maior do que os outros que já conhecíamos e realmente o navio era gigantesco. Nos sentimos um pouco perdidos no início pois ele era bem diferente do que estávamos acostumados. Outra coisa que notamos era que o ar condicionado era bem forte. Fomos direto procurar nossa cabine para guardar as malas de mão. Demoramos um pouco para encontrar nosso quarto mas depois de um tempo nos acostumamos. O quarto já estava liberado.

Depois de deixarmos as coisas no quarto fomos procurar o restaurante. Novamente foi um pouco complicado de encontrar mas foi só questão de tempo até acostumarmos.

Ficamos andando pelo navio todo para conhecer cada deck até que anunciaram o exercício de simulação que é obrigatório. Ele foi realizado as 17h e demorou menos de 20 minutos. Nosso ponto de encontro foi dentro do cassino (bom que não ficamos do lado de fora pegando sol).

Simulação de Emergência - Treinamento obrigatório

Simulação de Emergência – Treinamento obrigatório

Curtimos o restante do dia perto da área das piscinas até que as 19h o navio partiu navegando em direção a San Juan. A noite assistimos a um espetáculo no teatro e depois jantamos.

Todos os outros dias foram bem parecidos. Pela manhã um café bem reforçado, depois um descanso perto da área das piscinas. Sorvete de casquinha, pizza, hamburguer, batata frita, lanche o dia inteiro. Nos dias de parada descíamos para conhecer a cidade. A noite assistíamos ao espetáculo no teatro e depois seguíamos para o jantar a la carte. Depois do jantar sempre tinha uma festa ou alguma evento como karaokê ou música ao vivo.

A viagem foi excelente. Foram sete dias muito bem aproveitados. Além de Miami e Bahamas que já conhecíamos tivemos a oportunidade de visitar Porto Rico e Ilhas Turcas e Caicos.

Depois do cruzeiro pegamos um carro e seguimos até Orlando pela costa oeste da Flórida. Foi um roteiro um pouco diferente mas também muito legal. Novamente esta será uma história que contaremos um um post futuro.

Itinerário do Cruzeiro

  • Dia 1: Miami, Estados Unidos
  • Dia 2: Navegação
  • Dia 3: Navegação
  • Dia 4: San Juan, Porto Rico
  • Dia 5: Grande Ilha Turca, Turcas e Caicos
  • Dia 6: Navegação
  • Dia 7: Nassau, Bahamas

O que está incluso no Cruzeiro ?

  • serviço de buffet gourmet (aberto 20h ao dia);
  • jantar em restaurante a la carte (disponível em dois turnos);
  • sorvete de máquina (casquinha) self-service;
  • água, suco (não é natural) e chá gelado (20h ao dia)
  • café (pela manhã e a tarde)
  • espetáculos teatrais ao estilo Broadway (disponível em dois turnos);
  • infra-estrutura para prática de esportes (Percurso Power Walking, Basquete, Futsal, Ping-Pong, Totó);
  • academia de ginástica;
  • musica ao vivo;
  • participação em todos os eventos de entretenimento (gincanas, festas, aulas de dança, ginastica laboral, karaokê)
  • entretenimento para crianças e adolescentes (Mini Club, Juniors Club, vídeos games);
  • acesso ao parque aquático (piscinas, hidromassagens, e toboágua);
  • acesso a biblioteca.

O que não está incluso ?

São pagos a parte:

  • bebidas alcoólicas, refrigerantes e água mineral (veja os pacotes e valores aqui);
  • alguns restaurantes, sorveterias e lanchonetes;
  • acesso a internet (veja os pacotes disponíveis aqui);
  • SPA;
  • acesso a área termal – sauna, sala de vapor e sala de relaxamento (passe diário $29.00, passe diário para duas pessoas $39.00, passe do cruzeiro $89.00, passe do cruzeiro para duas pessoas $119.00);
  • acesso ao Solarium (assento que fica na parte mais alta do navio)
  • serviços de fotografia (revelação);
  • lavanderia (20 itens por $30.00, 40 itens por $50.00)
  • simulador F1 ($9.90 1 corrida de 3 voltas)
  • cinema 4D ($8.00 adulto e $6.00 crianças até 13 anos);
  • mini boliche ($8.00 por pessoa);
  • fliperamas (valores diversos);
  • jogos de bingo ($10 por 1 cartela, $20 com 3 cartelas e $35 com 6 cartelas – prêmio de $25,000);

Pagando $60.00 por cabine no pacote “all you can enjoy” você e todos da cabine poderem jogar em todas as pistas do simulador F1, assistirem as 5 experiências do Cinema 4D quantas vezes que quiserem e jogarem o mini boliche ilimitado.

Dicas para a Viagem, Roupas e traje noturno

O dia a dia dentro do navio é bem informal, leve roupas leves, esportivas e trajes casuais. Roupas de banho e chinelo.

Nos restaurantes não pode entrar sem camisa ou descalço. Durante a noite na área externa é frio, leve casacos e blusas de frio caso queira ficar andando lá fora.

Para as noites de gala o capitão apresenta a tripulação e o navio. Recomendam uma roupa mais formal, um smoking, um terno escuro / vestido formal ou vestido de festa (mas não é obrigatório).

Leve trajes de festa, sapatos, tênis e roupas para as Festas do Branco e dos anos 70.

O que NÃO levar

Não é permitido levar bebidas alcoólicas, armas de fogo, objetos pontiagudos, ferro de passar roupas, chapinhas de cabelo, alimentos ou bebidas.

Não precisa levar toalhas de piscina e secadores de cabelo pois são disponibilizados em todas as cabines.

Padrão De Tomada

As tomadas possuem o padrão norte americano de dois pinos, portanto leve um adaptador para poder ligar seus equipamentos.

Chegando ao Porto de Miami

Quando chegar ao Porto procure pelo terminal de embarque informado em seu e-ticket. (No nosso caso foi o terminal F).

Terminal F do Porto de Miami

Terminal F do Porto de Miami

DICA: Ao chegar no terminal os funcionário irão pegar sua mala para levar até a área de despacho. Eles irão cobrar gorjeta por isso (na média uns $5.00 dólares). Caso não queira pagar já informe o funcionário antes que ele pegue a sua mala. Você mesmo pode leva-la até os carrinhos que ficam a alguns metros por lá.

Antes de despachar as malas fixe as etiquetas (impressas junto com seu e-ticket) em todas elas para que os funcionários possam localizar e entrega-las em frente a sua cabine.

NOTA: No porto de Miami tem Wi-fi grátis.

Check-in

Antes de mais nada é obrigatório que já esteja com o formulário de embarque (e-Ticket). Este formulário é enviado alguns dias antes do início de seu cruzeiro. É possível preenche-lo online até 3 dias antes do cruzeiro. Para requisitar seu voucher/e−ticket entre em http://www.msccruzeiros.com.br/br_pt/MyMSC/Registration−Form.aspx. Caso não o receba entre em contato com a MSC.

Ao entrar no terminal você terá que passar pelo controle de segurança para passar pelo raio x. Qualquer item que possa oferecer risco contra a segurança será confiscado.

Para o embarque é necessário além do formulário de embarque, apresentar o passaporte original e com validade mínima de 6 meses além do visto americano. Para menores de idade consulte todos os documentos no site da MSC.

Para as gestantes é necessário apresentar atestado médico confirmando o estágio e as condições de saúde para realizar o cruzeiro. Só é permitido embarcar com até no máximo 24 semanas. A Raquel estava com 18 semanas e não pediram nada (talvez pelo fato da gravidez não estar tão aparente). Caso a gestante tenha mais de 24 semanas de gestação até o final de cruzeiro ou na falta do atestado com as informações, a empresa pode recusar o embarque.

A conferência dos documentos é bem rápida. Eles irão tirar uma foto para verificar sua identidade ao entrar e sair do navio.

Em poucos minutos eles imprimem seus dados no “Cruise Card” (cartão de cruzeiro). No navio, as bebidas, o SPA, os passeios, tudo, só é pago com este cartão. Ao final do cruzeiro você acerta tudo. Você pode pagar com cartão de crédito, débito ou dinheiro.

Cruize Card - MSC-Divina

Cartão de Cruzeiro MSC-Divina

Você também precisará do Cruise Card para entrar e sair do navio.

No cartão constará também informações como o nome do restaurante e horário para o jantar.

Você poderá embarcar até duas horas antes do horário de saída do navio mas recomendam chegar até 4h antes da saída do mesmo.

DICA: Você pode chegar mais cedo do que o horário de check-in marcado em seu e-ticket. Assim você terá ainda mais tempo para curtir o navio. Como dissemos anteriormente nosso horário era as 14h mas as 12:45h já estávamos dentro do navio.

As malas

A bagagem despachada é colocada em frente da cabine. Pode demorar para colocarem ela lá. Leve na mala de mão as roupas de banho, chinelo e quaisquer outras peças que queira usar até a chegada da mala na cabine.

Mala no Corredor

Mala no Corredor

Leve também na bagagem de mão objetos considerados frágeis, pessoais e/ou valiosos (joias, eletrônicos, relógio, dinheiro, documentos de viagem, carrinhos de bebê, mochilas, remédios, fraldas etc.). Todas as cabines possuem cofre.

Cabine

Existem 3 tipos de cabines. Internas sem janela, externas com janelas e suítes com varandas.

Ainda não tivemos a oportunidade de experimentar as suítes mas, obviamente, são as maiores e melhores cabines. Já ficamos em cabine externa com janelas e a principal vantagem na nossa opinião é de poder visualizar pela manhã o navio chegando no porto.

Dessa vez optamos por ficar na cabine interna pois elas são bem mais baratas e o fato de não possuir janelas não é um problema. Passamos a maioria do tempo em outras áreas do navio e sinceramente não faz muita falta. Quanto ao tamanho da mesma, essa foi a maior que ficamos de todos os cruzeiros que fizemos. O espaço do armário é suficiente para guardar as roupas e as malas sem deixar nada espalhado pelo caminho.

Cabine interna - MSC Divina Cabine interna - MSC Divina Banheiro da cabine interna - MSC Divina

Todas as cabines possuem TV, cofre, secadores de cabelo, toalhas para banho e piscina que são trocadas várias vezes ao dia e colete salva-vidas.

É proibido fumar na cabine ou nas varandas.

DICA: Todos os dias são deixados na cabine o folheto com o programa do dia. Este folheto possui informações náuticas, meteorológicas, informações importantes sobre o desembarque nos portos, os destaques de entretenimento do dia, o horário de todos os serviços a bordo, as atividades do dia e o local e horário de música ao vivo a bordo.

Bebidas

As bebidas são cobradas a parte. Os preços abaixo são de Novembro de 2016.

O chope Heineken de 7oz (207ml) custa $2.90 e de 14oz (414) $5.25. Pacote “draft beer package” com 14 taças (14oz) por $59.00.

Garrafas de cerveja de 16oz (473ml) Budweiser, Bud Light, Miller Lite, Coors Light, Samuel Adams, Blue Moon, Yuengling Lager, Beck’s, Heineken, Corona, Corona Light, Dos Equis, Red Strip, eroni Nastro Azzurro e Stella Artois por $5.50. Garrafas (15oz) da Guinnes Pub Draught e Boddingtons por $6.00 e  garrafas (12oz) da Newcastle Brown Ale e Pilsner Urquell por $6.00. Cerveja sem álcool (12oz) O Doul’s e Buckler por $4.75.

Os vinhos são na faixa de $6.75 a $12.50 a taça e $30 a $56 a garrafa. Pacote “your choise wine package“, 7 garrafas por $160 ou 10 por $220.

Taças de suco de 7oz por $2.10 e garrafas de 7oz por $3.25.

Água mineral de 17oz de $1.75 a $2.75 e de 34oz de $3.75 a $4.75. DICA: no restaurante a água é gratuita mas apesar de não poder encher garrafas vimos várias pessoas fazendo isso.

Refrigerante lata de 12oz por $2.60 e copo de 16oz por $2.10. Pacote “soda package“, 15 latas por $30.00.

Pacote “doremi package“, 10 milk shakes, batidas, coquetéis não alcoólicos, sodas ou sucos de frutas por $31.00.

Na Caffetteria Italiana os cafés são na faixa de $2.25 a $3.50.

Existe ainda o pacote “more for less escape pass” de $84.00 que te dá 18 vouchers que você pode usar para coquetéis de até $8.00, taças de vinho de até $7.50, cervejas de até $5.50 e energéticos, coquetéis não alcoólicos, batidas, refrigerantes de lata, sucos de frutas, água mineral premium, chá premium, chocolate quente, sorvete em cone ou copo.

Alimentação

A alimentação está inclusa no pacote. São servidos várias refeições durante o dia (café da manhã, almoço, jantar e lanches). Também está incluso água, suco (que não é natural) e chá gelado. Para o jantar no restaurante à la carte deve-se respeitar o horário que está marcado no seu cartão de embarque (que é escolhido no momento da compra do cruzeiro). É possível conversar com o chefe dos garçons e mudar o horário caso não lhe agrade. A mesa é compartilhada com outras pessoas. Próximos a nós só havia brasileiros.

O jantar no restaurante buffet é livre de horários. Dependendo do horário costuma dar muita fila, principalmente onde são servidas as carnes. A pizza é muito boa e é servida quase que o dia inteiro.

Internet

No porto de Miami há conexão Wi-fi gratuita e funciona bem. Em alguns pontos de San Juan também conseguimos internet. Nas Ilhas Turcas e Caicos não há e nas Bahamas lembro de visto pontos wi-fi no porto mas acho que não conseguimos conexão.

No navio a conexão é paga. Existem 3 tipos de pacotes para atender diferentes usos e números de dispositivos (smartphones, tablets, laptops, etc..). Os preços variam por pacote e por opção de comprar somente para um dia ou para todo o período do cruzeiro.

O que achamos com o melhor custo benefício foi o pacote “Social” que custou $19.90 por todo o período do cruzeiro.

Veja a descrição de cada pacote:

  • Social:  Acesso para 1 dispositivo. Só funciona as redes sociais e aplicativos de chat – Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin, WhatsApp, Snapchat, WeChat, Pinterest, VK, Odnoklassniki, Sinaweibo, Qzone e Line. Você pode postar fotos, mas áudio e vídeo não estão disponíveis. $19.90 por cruzeiro ou $6.90 por dia.
  • Surfer: Acesso para até 2 aparelhos para redes sociais, aplicativos de chats, e-mail e navegar na web com prioridade média na banda. Limite de 170 MBs por dia / 800 MBs por cruzeiro. Você pode postar fotos, mas áudio e vídeo não estão disponíveis. $44.90 por cruzeiro ou $14.90 por dia
  • Streamer: Acesso a internet para até 4 aparelhos, incluindo áudio e vídeo, com alta prioridade na banda. Limite de 340 MBs por dia / 1,5 GB por cruzeiro. $79.90 por cruzeiro ou $29.90 por dia.

Atrações Noturnas

  • Dia 1: Bem vindos a bordo – Neste dia ha uma apresentação as 20h do espetáculo “The Voices“, uma musical com canções internacionais. A apresentação dura menos de 30 minutos e portanto atende aos dois turnos do jantar que são as 18h e 20:30h. As 22:30h tem a festa Bem-Vindos Dance Party na discoteca.
  • Dia 2: Coquetel de Gala. Neste dia temos a oportunidade de tirar uma foto com o comandante. Antes de iniciar o espetáculo no teatro o comandante apresenta os oficiais e chefes do departamento. Destaque que o comandante é casado com uma brasileira e fala muito bem português. Aliás, na apresentação ele repete em várias línguas diversas informações náuticas e sobre a tripulação. Ao falar em português ele falou outras coisas como amar o brasil fazendo referencias a músicas como “Meu Brasil brasileiro”.
    Noite de Gala - MSC-Divina

    Noite de Gala

    Depois das apresentações tem o espetáculo “The Amazing Mask“, um tributo ao personagem do filme Máscara. A apresentação mais o espetáculo duram 1h. O resto da noite é dedicado a dança e possui até uma competição.

  • Dia 3: Noite Italiana – O traje sugerido para a noite são roupas nas cores verde, branco e vermelho. O espetáculo da noite é o “Italian Classics“, uma apresentação de algumas das mais famosas canções italianas. Ao final da noite um jogo MSC Little Italy.

    Noite Italiana - MSC-Divina

    Noite Italiana

  • Dia 4: Noite do Branco – Espetáculo “The Witches of Paris“, músicas francesas com atos internacionais e um dinâmico e acrobático cancan finale. Ao final da noite a festa White Party.

    Espetáculo The Witches of Paris - Theatre Pantheon - MSC Divina

    Espetáculo The Witches of Paris

  • Dia 5: Anos 70-80 – O espetáculo da noite é o “The Show Must Go On“, um tributo especial às inesquecíveis músicas dos Queen. Ao final da noite a festa “Flower Glory Party“, uma viagem de volta aos anos 70 e 80.
  • Dia 6: Noite de Gala – O espetáculo desse dia é o “Treasure Island“, onde o Capitão Bog narra a estória de piratas valentes para sua tripulação. Ao final da noite o MSC Factor Live Karaoke.
  • Dia 7: Para encerrar as noites de espetáculos temos o “Starwalker” um espetacular tributo ao Rei do Pop Michael Jackson (esse é um dos melhores). Ao final da noite a festa “FarewellTropical Party“.

Cassino

Cassino Venesiano - MSC Divina

Cassino Venesiano – MSC Divina

Para promover o cassino em alguns dias eles dão $3 de crédito de graça para você poder jogar nas máquinas caça-níquel. Se ganhar algo você leva tudo. Mas isso é apenas em um horário específico do dia. Fique ligado no folheto do dia.

Gorjetas

As gorjetas no navio são cobradas automaticamente. São debitados $12.00 por dia e por pessoa. Achamos um absurdo. Ao fechar a conta informamos que não queríamos dar as gorjetas e imediatamente elas foram removidas. Achamos melhor dar um valor menor e somente pra quem nos atendeu. No caso, entregamos em mãos e no último dia de cruzeiro um pouco de dólares para o camareiro e para o garçom.

Desembarque

Um dia antes do desembarque são entregues na cabine etiquetas coloridas que devem ser fixadas em todas as suas malas. As malas devem ser deixadas na frente da cabine na noite do último dia.

A cor serve para identificar o horário e o ponto de encontro para o desembarque. No nosso caso nossa etiqueta era a marrom de número 3 e de acordo com o formulário deixado na cabine tínhamos que estar no teatro as 8:30h. Havia horários de encontro até as 10:30h. Se você precisar de prioridade no desembarque deverá informar antes.

Todos os objetos que foram confiscados no início do cruzeiro estão disponíveis no dia de desembarque no terminal de controle de segurança.