Mais uma vez uma dica de cruzeiro pelo Caribe, dessa vez a bordo do navio transatlântico da Pullmantur, o Monarch®.
Este foi o segundo cruzeiro que fiz, já falei aqui do Majesty of the Seas da Royal Caribean que também é muito bom por sinal. Não deixe de conferir as dicas e se você nunca fez um cruzeiro dê uma olhada lá pois este da Royal é bem curtinho, de 3 noites, bom para quem pretende experimentar um cruzeiro pela primeira vez.
Dessa vez, preferi um cruzeiro um pouco maior e com um roteiro também diferente. Fizemos o cruzeiro de 7 noites que passa pelas Antilhas e Sul do Caribe. O roteiro é Cartagena (Colômbia), Aruba, La Guaíra (Venezuela), Curaçao e Cólon (Panamá). Saímos da cidade de Cartagena mas é possível embarcar em qualquer um delas.
Uma diferença deste cruzeiro em relação ao Majesty of the Seas é que para fazer este roteiro no Monarch não é preciso qualquer tipo de visto, basta apenas o passaporte. Essa é uma das vantagens para quem pretende fazer um cruzeiro internacional.
Como é a experiência de fazer um Cruzeiro pelo Caribe ?
Mais uma vez foi uma ótima experiência e digo que pretendo fazer outros cruzeiros. É viciante. Fazer um cruzeiro é como estar em um hotel sobre o mar. Você aproveita toda a estrutura do lugar (piscinas, teatros, academia, sauna …), a comida e bebida, no final do dia você dorme e quando acorda já está em outro lugar. Você pode descer, conhecer o lugar e voltar para o navio para aproveitar tudo de novo.
Algumas pessoas ficam receosas em fazer cruzeiros pois várias pessoas relatam que passam mal com o navio balançando. Em minha primeira experiência não tive nenhum problema com isso. Neste segundo, em algumas horas dava pra sentir muito o navio balançando mas nada que atrapalhasse. Isso deve depender muito do local e das condições climáticas. Para amenizar um pouco a sensação de balançar procure viajar em cabines que ficam do meio para a popa (parte traseira) do navio.
Confira mais algumas dicas sobre esse cruzeiro.
Itinerário
Como dito anteriormente o cruzeiro passa por Cartagena (Colômbia), Aruba, Curaçao, La Guaíra (Venezuela) e Cólon (Panamá). Ele faz este trajeto sem parar e por isso sempre tem gente iniciando e finalizando o cruzeiro em cada porto. O ruim disso é que não tem uma ordem correta das atividades do navio. Por exemplo, no outro que fiz, no último dia toda a tripulação se despedia antes tanto no jantar como na apresentação do teatro. Neste esta apresentação aconteceu no meio do cruzeiro.
- Dia 1: Cartagena das Índias, Colombia
- Dia 2: Navegação,
- Dia 3: Aruba, Antilhas Holandesas
- Dia 4: La Guaira, Venezuela
- Dia 5: Curaçao, Antlihas Holandesas
- Dia 6: Navegação,
- Dia 7: Navegação,
- Dia 8: Colón (Panamá), Panamá
- Dia 9: Cartagena das Índias, Colombia
Dicas para a Viagem de um Cruzeiro pelo Caribe, Roupas e traje noturno
O dia a dia dentro do navio é bem informal, leve roupas leves, esportivas e trajes casuais. Roupas de banho e chinelo. Nos restaurantes não pode entrar sem camisa ou descalço. Durante a noite na área externa é frio, leve casacos e blusas de frio caso queira ficar andando lá fora.
Na noite de gala o capitão apresenta a tripulação e o navio. Recomendam uma roupa mais formal. Não é obrigatório. Você poderá tirar uma foto com o capitão do navio, mas obviamente terá que pagar. E não é barato.
Neste cruzeiro teve o dia do branco. Nós não sabíamos mas por sorte havíamos levado roupas brancas. Teve também e o dia de festas dos super heróis. Algumas pessoas estavam fantasiadas. Procure saber antes se irá ocorrer algum evento desse tipo caso queira participar fantasiado.
Check-in do Cruzeiro
Pensamos que seria igual no porto de Miami e chegamos cedo pra tentar aproveitar mais o navio mas perdemos tempo pois o embarque demorou muito e só aconteceu depois do horário previsto. Tivemos que esperar em uma fila enorme que dava voltas e voltas. Portanto não chegue muito cedo pois o embarque só é feito depois que todos os outros passageiros que estão terminando o cruzeiro desembarcam.
Para o porto de Cartagena o embarque estava marcado para às 16h. Chegamos antes das 13h e só conseguimos entrar no navio quase às 17h. Não havíamos almoçado e tivemos que fazer um lanche no próprio porto. Recomendo almoçar antes de ir para evitar os preços abusivos.
A primeira coisa a ser feita chegando no porto é carimbar os passaportes. Depois é preciso preencher alguns formulários. Um deles é referente a um caução de 200 dólares que deve ser efetuado. Se você consumir algo será debitado deste valor. Se não, será devolvido ao final. Você pode pagar em dinheiro ou deixar o número do cartão de crédito.
Um outro formulário que você deverá preencher é sobre questões de saúde. Se você já esteve em alguns determinados países nas últimas semanas, etc.
Eles te darão etiquetas que deverão ser colocadas na mala para identificação. Após isso é ir para a fila e esperar. Várias pessoas deixam suas malas na fila e saem mas eles não recomendam isso.
Depois de muito tempo a fila é liberada e é aí que começa o processo de embarque. As malas passam por um raio-x e você é liberado para entrar no navio. O navio fica um pouco afastado. Você pode esperar por um ônibus que o levará até ele ou ir a pé. A distância não é grande e é mais rápido andar do que esperar pelos ônibus.
As malas
A bagagem é colocada em frente da cabine. Demorou até colocarem ela lá. Para aproveitar o navio e não ficar esperando, leve uma mala de mão com as roupas de banho, chinelo e quaisquer outras peças que queira usar até a chegada da mala na cabine.
Cabine
Existem 3 tipos de cabines. Internas sem janela, externas com janelas e suítes com varandas. Desta vez finamos na cabine interna pois são as mais baratas. Já tivemos experiência de ficar na cabine externa com janela e confesso que não senti muita falta. A cabine é pequena mas tem tudo que você precisa, tirando o frigobar que não tem. As cabines possuem cofres que podem ser utilizados gratuitamente. Também possui um secador de cabelo.
Bebidas
As bebidas são cobradas a parte. Existem alguns pacotes que podem ser adquiridos e dão direito a bebidas ilimitadas. Tivemos a sorte de comprar o cruzeiro e ganhar o pacote de bebidas e não tivemos que nos preocuparmos com nada. Este pacote inclui tanto bebidas não alcoólicas quanto alcoólicas. É possível comprar este pacote no próprio navio e também fazer um upgrade que dá direito a outras marcas de bebida além de Whisky e energético. O pacote é comprado por cabine e o controle é feito através de uma pulseira.
Alimentação
A alimentação está inclusa no pacote. São servidos várias refeições durante o dia (café da manhã, almoço, jantar e lanches). Pizza liberada. Para o jantar no restaurante à la carte deve-se respeitar o horário que está marcado no seu cartão de embarque (que é escolhido no momento da compra do cruzeiro). É possível conversar com o chefe dos garçons e mudar o horário caso não lhe agrade. O jantar no restaurante buffet é livre de horários. Dependendo do horário costuma dar muita fila, principalmente onde são servidas as carnes.
Internet
A internet no navio não é liberada e custa uma fortuna. Esqueça um pouco o mundo virtual e aproveite o navio. Quem está nas suítes Gran Class têm direito a usar o espaço reservado do navio chamado de The Waves que tem internet grátis. Mas isso é só para os VIPs (não é o meu caso) 🙂
O Navio
Fiquei um pouco decepcionado pois o navio é estruturalmente idêntico ao Majesty of the Seas®. Esperava algo diferente mas era tudo igual. O que mudou foi o nome dos lugares e a decoração. A vantagem é que não tivemos problema para nos locomovermos lá dentro. Confira aí algumas fotos:
Gorjetas
As gorjetas são opcionais. Eu fui tão bem tratado por alguns funcionários que resolvi deixar. No caso, eu entreguei em mãos e no último dia de Cruzeiro. Deu um pouco de dólar para o camareiro. Ele sempre perguntava se queríamos algo e o quarto estava sempre limpo.
Nossa turma também deu um presente para o garçom e auxiliar de garçom que nos atenderam todos os dias. Eles ficaram super felizes. Compramos um boneco do Mario Bross pois o nome do garçom era Mário. 🙂
Passeios oferecidos pelo Navio (Excursões)
* Obs: Passeios e valores retirados do próprio contrato de reserva de excursões do navio Monarch da Pullmantur. Atualizado em Abril de 2015
Passeios Que Realizamos
Cartagena
Ficamos lá durante 1 semana antes do cruzeiro mas se pretende conhecê-la em apenas 1 dia recomendo caminhar pela cidade amuralhada. Pegue um táxi do porto até o centro histórico. Os táxis de lá são super baratos. Não é necessário guia ou comprar algum passeio específico oferecido pelo cruzeiro. Recomendo começar pela Torre del Reloj. Você pode ir andando pelas ruazinhas e apreciar as casas cheias de sacadas floridas. Dá também pra andar em cima da muralha. Ir até o mercado conhecido como Las Bóvedas para comprar algum souvenir. Ir até o Cafe Del Mar que tem uma vista super bacana, embora o legal mesmo seja ir a noite para apreciar o por do sol.
Um outro passeio legal de se fazer é visitar o castelo de San Felipe de Barajas. Só que o castelo fica um pouco mais afastado do centro.
Se ai ficar em Cartagena por mais tempo veja também esse post sobre o Vulcão El Totumo: Tomando banho de lama no vulcão El Totumo
Aruba
Compramos um passeio oferecido pelo Cruzeiro. Fomos até a ilha De Palm. É uma ilha bem pequena. Está incluso no passeio comida, bebida e toda a estrurura do local como cadeiras e espreguiçadeiras. Lá também tem um pequeno parque aquático. Também está incluso o passeio de banana, um pula pula na cama elástica que não sei o nome e os equipamentos para fazer snorkel onde você pode ficar o tempo que quiser. Também tem aula de salsa dentre outras atividades.
Se não quiser ir até a ilha outra opção de passeio é andar de submarino. Não dá tempo de fazer os dois.
Veja mais dicas e fotos sobre Aruba neste post.
Venezuela
Na Venezuela resolvemos arriscar e ao invés de comprar um dos passeios oferecidos pelo navio compramos com um dos milhares agentes que ficavam esperando no porto (ficou muito mais barato) . O passeio até que foi legal mas sinceramente teria sido melhor ficar no navio. Fomos até Caracas e no caminho até lá você vê muita sujeira. Andamos no teleférico (que aliás foi um dos maiores que já peguei). Depois nos levaram até um lugar chamado Paseo Los Próceres (que é até bonito, tem área verde e um monumento enorme). Ficamos pouco tempo. Depois fomos no Centro Comercial que ficava lá perto. Incrível como lá o dinheiro rende. Com apenas 5 dólares trocamos na moeda local e conseguimos comer e ainda comprar algumas lembranças.
Curaçao
Em Curação também compramos o passeio com um agente externo. Na realidade era uma senhora muito atenciosa por sinal. Falava inclusive português. Fizemos um city tour e depois ela nos deixou na praia de Mambo Beach. No horário marcado ela nos buscou e levou de volta para o porto. Ainda deu tempo de caminhar nos arredores. Cidade muito bonita. As casas são todas coloridas.
Veja mais dicas de Curaçao neste post.
Panamá
Fomos até o Canal do Panamá. Muito legal ver a engenharia da coisa toda. Sempre tem um navio passando por lá. Aliás tem até fila. Então certamente você irá ver as eclusas se abrindo e fechando. O processo todo demora menos de 30 minutos. Depois fomos até a Zona Livre de Catún. Tivemos o azar de ser um feriado e 90% das lojas estava fechadas. Mesmo assim deu para aproveitar e comprar algumas coisas.
Conclusão
Nossa jornada a bordo do navio Monarch da Pullmantur pelo Caribe foi uma experiência memorável e enriquecedora. Desde a emoção de explorar novos destinos até a comodidade de estar em um hotel flutuante, cada momento foi repleto de descobertas e diversão. Aproveitamos ao máximo todas as atividades oferecidas a bordo. Com certeza, pretendemos fazer mais cruzeiros no futuro, pois a experiência de estar em um hotel sobre o mar, explorando diferentes destinos e culturas, é verdadeiramente viciante. Se você está pensando em embarcar em uma aventura pelo Caribe considere fazer um cruzeiro.
Planejando Sua Próxima Aventura
Se você ficou inspirado pelas maravilhas do Caribe e está ansioso para embarcar em sua próxima aventura, é hora de começar a planejar! Ao considerar um cruzeiro pelo Caribe, leve em conta seus interesses e preferências de viagem. Pesquise os diferentes itinerários disponíveis, as companhias de cruzeiro que operam na região e as atividades oferecidas a bordo. Além disso, não se esqueça de verificar os requisitos de visto e documentação necessários para cada destino que pretende visitar. Ao fazer suas reservas, esteja atento às promoções e pacotes especiais que podem tornar sua viagem ainda mais emocionante e econômica. Com um planejamento cuidadoso, sua próxima aventura pelo Caribe será inesquecível!
Compartilhe Suas Experiências
E você, já teve a oportunidade de fazer um Cruzeiro? Quais cidades você conheceu? Conte-nos tudo nos comentários abaixo. Mal podemos esperar para ouvir suas histórias de viagem! Até a próxima aventura!
- Espaço Schengen: Como funciona, Países Membros, Fronteira e Atualizações - 6 de março de 2024
- As Top 10 Montanhas-Russas Mais Radicais do Mundo - 23 de fevereiro de 2024
- Como Criar e Imprimir sua Própria Foto para Documentos - 22 de fevereiro de 2024