Dicas de Cruzeiro pelo Caribe – Monarch – Pullmantur 98


Mais uma vez uma dica de cruzeiro pelo Caribe, dessa vez a bordo do navio transatlântico da Pullmantur, o Monarch®.

Este foi o segundo cruzeiro que fiz, já falei aqui do Majesty of the Seas da Royal Caribean que também é muito bom por sinal. Não deixe de conferir as dicas e se você nunca fez um cruzeiro dê uma olhada lá pois este da Royal é bem curtinho, de 3 noites, bom para quem pretende experimentar um cruzeiro pela primeira vez.

Dessa vez, preferi um cruzeiro um pouco maior e com um roteiro também diferente. Fizemos o cruzeiro de 7 noites que passa pelas Antilhas e Sul do Caribe. O roteiro é Cartagena (Colômbia), Aruba, La Guaíra (Venezuela), Curaçao e Cólon (Panamá). Saímos da cidade de Cartagena mas é possível embarcar em qualquer um delas.

Uma diferença deste cruzeiro em relação ao Majesty of the Seas é que para embarcar no Monarch não é preciso qualquer tipo de visto, basta apenas o passaporte. Essa é uma das vantagens para quem pretende fazer um cruzeiro internacional.

Mais uma vez foi uma ótima experiência e digo que pretendo fazer outros cruzeiros.  É viciante. Fazer um cruzeiro é como estar em um hotel sobre o mar. Você aproveita toda a estrutura do lugar (piscinas, teatros, academia, sauna …), a comida e bebida, no final do dia você dorme e quando acorda já está em outro lugar. Você pode descer, conhecer o lugar e voltar para o navio para aproveitar tudo de novo.

Algumas pessoas ficam receosas em fazer cruzeiros pois várias pessoas relatam que passam mal com o navio balançando. Em minha primeira experiência não tive nenhum problema com isso. Neste segundo, em algumas horas dava pra sentir muito o navio balançando mas nada que atrapalhasse. Isso deve depender muito do local e das condições climáticas. Para amenizar um pouco a sensação de balançar procure viajar em cabines que ficam do meio para a popa (parte traseira) do navio.

Confira mais algumas dicas sobre esse cruzeiro.

Navio Monarch atracado no porto de Curaçao

Navio Monarch atracado no porto de Curaçao

Itinerário

Como dito anteriormente o cruzeiro passa por Cartagena (Colômbia), Aruba, Curaçao, La Guaíra (Venezuela) e Cólon (Panamá). Ele faz este trajeto sem parar e por isso sempre tem gente iniciando e finalizando o cruzeiro em cada porto. O ruim disso é que não tem uma ordem correta das atividades do navio. Por exemplo, no outro que fiz, no último dia toda a tripulação se despedia antes tanto no jantar como na apresentação do teatro. Neste esta apresentação aconteceu no meio do cruzeiro.

Itinerário - Cruzeiro Caribe

Itinerário do Cruzeiro – Navio Monarch – Cartagena, Aruba, La Guiara, Curacao e Colon

 

Dicas para a Viagem, Roupas e traje noturno

O dia a dia dentro do navio é bem informal, leve roupas leves, esportivas e trajes casuais. Roupas de banho e chinelo. Nos restaurantes não pode entrar sem camisa ou descalço. Durante a noite na área externa é frio, leve casacos e blusas de frio caso queira ficar andando lá fora.

Na noite de gala o capitão apresenta a tripulação e o navio. Recomendam uma roupa mais formal. Não é obrigatório. Você poderá tirar uma foto com o capitão do navio, mas obviamente terá que pagar. E não é barato.

Navio Monarch - Teatro - Noite do Comandante

Noite do Comandante

Neste cruzeiro teve o dia do branco. Nós não sabíamos mas por sorte havíamos levado roupas brancas. Teve também e o dia de festas dos super heróis. Algumas pessoas estavam fantasiadas. Procure saber antes se irá ocorrer algum evento desse tipo caso queira participar fantasiado.

Monarch - Festa do Branco

Festa do Branco

Check-in

Pensamos que seria igual no porto de Miami e chegamos cedo pra tentar aproveitar mais o navio mas perdemos tempo pois o embarque demorou muito e só aconteceu depois do horário previsto. Tivemos que esperar em uma fila enorme que dava voltas e voltas. Portanto não chegue muito cedo pois o embarque só é feito depois que todos os outros passageiros que estão terminando o cruzeiro desembarcam.

Para o porto de Cartagena o embarque estava marcado para às 16h. Chegamos antes das 13h e só conseguimos entrar no navio quase às 17h. Não havíamos almoçado e tivemos que fazer um lanche no próprio porto. Recomendo almoçar antes de ir para evitar os preços abusivos.

A primeira coisa a ser feita chegando no porto é carimbar os passaportes. Depois é preciso preencher alguns formulários. Um deles é referente a um caução de 200 dólares que deve ser efetuado. Se você consumir algo será debitado deste valor. Se não, será devolvido ao final. Você pode pagar em dinheiro ou deixar o número do cartão de crédito.

Um outro formulário que você deverá preencher é sobre questões de saúde. Se você já esteve em alguns determinados países nas últimas semanas, etc.

Eles te darão etiquetas que deverão ser colocadas na mala para identificação. Após isso é ir para a fila e esperar. Várias pessoas deixam suas malas na fila e saem mas eles não recomendam isso.

Depois de muito tempo a fila é liberada e é aí que começa o processo de embarque. As malas passam por um raio-x e você é liberado para entrar no navio. O navio fica um pouco afastado. Você pode esperar por um ônibus que o levará até ele ou ir a pé. A distância não é grande e é mais rápido andar do que esperar pelos ônibus.

As malas

A bagagem é colocada em frente da cabine. Demorou até colocarem ela lá. Para aproveitar o navio e não ficar esperando, leve uma mala de mão com as roupas de banho, chinelo e quaisquer outras peças que queira usar até a chegada da mala na cabine.

Cabine

Existem 3 tipos de cabines. Internas sem janela, externas com janelas e suítes com varandas. Desta vez finamos na cabine interna pois são as mais baratas. Já tivemos experiência de ficar na cabine externa com janela e confesso que não senti muita falta. A cabine é pequena mas tem tudo que você precisa, tirando o frigobar que não tem.  As cabines possuem cofres que podem ser utilizados gratuitamente. Também possui um secador de cabelo.

Cabine para até 4 pessoas. Para casal, as camas de baixo são agrupadas

Cabine para até 4 pessoas. Para casal, as camas de baixo são agrupadas

Bebidas

As bebidas são cobradas a parte. Existem alguns pacotes que podem ser adquiridos e dão direito a bebidas ilimitadas. Tivemos a sorte de comprar o cruzeiro e ganhar o pacote de bebidas e não tivemos que nos preocuparmos com nada. Este pacote inclui tanto bebidas não alcoólicas quanto alcoólicas. É possível comprar este pacote no próprio navio e também fazer um upgrade que dá direito a outras marcas de bebida além de Whisky e energético. O pacote é comprado por cabine e o controle é feito através de uma pulseira.

Alimentação

A alimentação está inclusa no pacote. São servidos várias refeições durante o dia (café da manhã, almoço, jantar e lanches). Pizza liberada. Para o jantar no restaurante à la carte deve-se respeitar o horário que está marcado no seu cartão de embarque (que é escolhido no momento da compra do cruzeiro). É possível conversar com o chefe dos garçons e mudar o horário caso não lhe agrade. O jantar no restaurante buffet é livre de horários. Dependendo do horário costuma dar muita fila, principalmente onde são servidas as carnes.

Restaurante buffet do navio Monarch

Restaurante buffet do navio Monarch

Internet

A internet no navio não é liberada e custa uma fortuna. Esqueça um pouco o mundo virtual e aproveite o navio. Quem está nas suítes Gran Class têm direito a usar o espaço reservado do navio chamado de The Waves que tem internet grátis. Mas isso é só para os VIPs (não é o meu caso) 🙂

Espaço para Internet no Navio

Espaço para Internet no Navio

O Navio

Fiquei um pouco decepcionado pois o navio é estruturalmente idêntico ao Majesty of the Seas®. Esperava algo diferente mas era tudo igual. O que mudou foi o nome dos lugares e a decoração. A vantagem é que não tivemos problema para nos locomovermos lá dentro. Confira aí algumas fotos:

Monarch - Piscina

Área das piscinas

Centro do Navio Monarch

Centro do Navio

Academia do navio Monarch

Academia do navio Monarch

Apresentação no teatro

Apresentação no teatro

Gorjetas

As gorjetas são opcionais. Eu fui tão bem tratado por alguns funcionários que resolvi deixar. No caso, eu entreguei em mãos e no último dia de Cruzeiro. Deu um pouco de dólar para o camareiro. Ele sempre perguntava se queríamos algo e o quarto estava sempre limpo.

Nossa turma também deu um presente para o garçom e auxiliar de garçom que nos atenderam todos os dias. Eles ficaram super felizes. Compramos um boneco do Mario Bross pois o nome do garçom era Mário.

Passeios oferecidos pelo Navio (Excursões)

* Obs: Passeios e valores retirados do próprio contrato de reserva de excursões do navio Monarch da Pullmantur. Atualizado em Abril de 2015

Excursões Pullmantur - Colon, Cartagena e Aruba

Excursões Pullmantur – Colon, Cartagena e Aruba

Excursões Pullmantur - La Guaira e Curaçao

Excursões Pullmantur – La Guaira e Curaçao

Passeios Que Realizamos

Cartagena

Na muralha em Cartagena

Na muralha em Cartagena

Ficamos lá durante 1 semana antes do cruzeiro mas se pretende conhecê-la em apenas 1 dia recomendo caminhar pela cidade amuralhada. Pegue um táxi do porto até o centro histórico. Os táxis de lá são super baratos. Não é necessário guia ou comprar algum passeio específico oferecido pelo cruzeiro. Recomendo começar pela Torre del Reloj. Você pode ir andando pelas ruazinhas e apreciar as casas cheias de sacadas floridas. Dá também pra andar em cima da muralha. Ir até o mercado conhecido como Las Bóvedas para comprar algum souvenir. Ir até o Cafe Del Mar que tem uma vista super bacana, embora o legal mesmo seja ir a noite para apreciar o por do sol.

Um outro passeio legal de se fazer é visitar o castelo de San Felipe de Barajas. Só que o castelo fica um pouco mais afastado do centro.

Se ai ficar em Cartagena por mais tempo veja também esse post sobre o Vulcão El Totumo -> Tomando banho de lama no vulcão El Totumo

Aruba

Ilha De Palm - Aruba

Ilha De Palm – Aruba

Compramos um passeio oferecido pelo Cruzeiro. Fomos até a ilha De Palm. É uma ilha bem pequena. Está incluso no passeio comida, bebida e toda a estrurura do local como cadeiras e espreguiçadeiras. Lá também tem um pequeno parque aquático. Também está incluso o passeio de banana, um pula pula na cama elástica que não sei o nome e os equipamentos para fazer snorkel onde você pode ficar o tempo que quiser. Também tem aula de salsa dentre outras atividades.

Se não quiser ir até a ilha outra opção de passeio é andar de submarino.  Não dá tempo de fazer os dois.

Veja mais dicas e fotos sobre Aruba neste post.

Venezuela

Caracas - Venezuela - Próximo ao Teleférico

Caracas – Venezuela – Próximo ao Teleférico

Na Venezuela resolvemos arriscar e ao invés de comprar um dos passeios oferecidos pelo navio compramos com um dos milhares agentes que ficavam esperando no porto (ficou muito mais barato) . O passeio até que foi legal mas sinceramente teria sido melhor ficar no navio. Fomos até Caracas e no caminho até lá você vê muita sujeira. Andamos no teleférico (que aliás foi um dos maiores que já peguei). Depois nos levaram até um lugar chamado Paseo Los Próceres (que é até bonito, tem área verde e um monumento enorme). Ficamos pouco tempo. Depois fomos no Centro Comercial que ficava lá perto. Incrível como lá o dinheiro rende. Com apenas 5 dólares trocamos na moeda local e conseguimos comer e ainda comprar algumas lembranças.

Curaçao

Curaçao - Papagayo Beach

Curaçao – Papagayo Beach

Em Curação também compramos o passeio com um agente externo. Na realidade era uma senhora muito atenciosa por sinal. Falava inclusive português. Fizemos um city tour e depois ela nos deixou na praia de Mambo Beach. No horário marcado ela nos buscou e levou de volta para o porto. Ainda deu tempo de caminhar nos arredores. Cidade muito bonita. As casas são todas coloridas.

Panamá

Canal do Panamá

Canal do Panamá

Fomos até o Canal do Panamá. Muito legal ver a engenharia da coisa toda. Sempre tem um navio passando por lá. Aliás tem até fila. Então certamente você irá ver as eclusas se abrindo e fechando. O processo todo demora menos de 30 minutos. Depois fomos até a Zona Livre de Catún. Tivemos o azar de ser um feriado e 90% das lojas estava fechadas. Mesmo assim deu para aproveitar e comprar algumas coisas.

Perguntas Frequentes

https://www.pullmantur.com.br/perguntas-frecuentes.html

Veja também

  • Pingback: Dicas de Cruzeiro pelo Caribe - Majesty of the Seas()

  • Robson Milione

    olá Marcus, quantos dolares vc acha que devo levar, vc qgastou quanto aproximadamente?

    • Olá Robson, desculpa a demora para lhe responder.. Eu fiquei 1 semana em Cartagena antes de fazer o Cruzeiro então levei um pouco a mais por causa disso. Se vc for fazer somente o Cruzeiro não é necessário levar muito. Conforme disse no post é necessário um calção de 200 dólares que pode ser no cartão de crédito mesmo e eles devolvem no final caso não gaste nada no navio. Seus gastos no cruzeiro serão apenas de passeios caso já tenha comprado o pacote de bebidas. Os passeios por fora do navio são bem mais baratos. Gastei 15 dólares se não me engano na Venezuela. Em contrapartida, em Aruba, eu gastei mais de 100 em um passeio oferecido pelo navio. Leve um pouco a mais caso queira fazer compras no Panamá. Some isso aos gastos de trasporte e alimentação quando não estiver no navio. O taxi por exemplo do centro de Cartagena até o porto foi de 20.000 pesos. Não vou te falar uma quantia exata pois isso é muito relativo. Você pode não querer fazer passeio nenhum. Você terá que ver suas prioridades e quanto tempo ficará no país quando não estiver no navio pois aí terá que somar gastos com hotel, alimentação, etc…

      • Robson Milione

        obrigado!!

      • Adônis

        Olá Marcus.
        Se considerar que todo dia eu feche um passeio para 2 pessoas com a Pullmantur, então um valor seguro para se levar seria cerca de $200 por dia? Ou você chegava a gastar muito com alimentação nos lugares?

        • Acredito que 200 dólares é mais do que suficiente. Lembrando que alguns dos passeios com a Pullmantur a alimentação está inclusa e você não terá esse gasto a mais.

  • Fernanda Gangoni

    Olá Marcus! Você têm a lista das opções de passeios de cada parada e seus preços? Se tiver, agradeço muito, pois já vou pesquisando e fazendo as contas de quanto irei gastar! Obrigada!!!!

    • Larissa

      Oi Fernanda,
      Caso receba essa lista, tenho interesse…rs
      Poderia por gentileza me enviar?
      Quando voce vai?
      😉

    • Olá Fernanda, tenho guardado o jornal de bordo q se não me engano tem os preços de cada passeio. O problema é que estou no meio de uma viagem e só poderia ver isso na sexta feira q vem. Se te ajudar vejo pra vc OK? Boa viagem.

    • Fernanda, atualizei o post e acrescentei o contrato de reserva de excursões da Pullmantur. Lá tem todos os passeios e preços.

  • debora borgs

    OI muito legal seu relato, irei em fevereiro com um grupo de amigos, se puder me passar mais detalhes das paradas eu adorariaaaa!! ah e se puder me enviar esse jornalzinho que mencionou também ficarei grata!!! obrigadaaaa!!!!

    • Debora, atualizei o post e acrescentei o contrato de reserva de excursões da Pullmantur. Lá tem todos os passeios e preços.

  • Tarcila Celestino

    Olá Marcus, poderia me enviar tbm o jornal de bordo!! Estou indo em Fevereiro e gostaria de fazer uma media de valores sobre os passeios. Obrigada… [email protected]

    • Tarcila, atualizei o post e acrescentei o contrato de reserva de excursões da Pullmantur. Lá tem todos os passeios e preços.

  • Leonardo

    Olá Marcus, gastei muito do seu post e certamente aproveitarei várias dicas, irei em lua de mel em abril de 2016 e vou fazer o cruzeiro e mais 2 noites em Cartagena e finalizo com 2 noites no Panamá. Tenho uma dúvida sobre o desembarque em Cartagena, foi tranquilo ou mto demorado?
    Tem como solicitar prioridade no desembarque?
    Meu caso é que tenho voo no msm dia do desembarque as 13:00 para o Panamá.
    Sei q o aeroporto é mto próximo do porto…
    Obrigado

    • Olá Leornado, o desembarque é tranquilo e é possível solicitar prioridade sim, inclusive fiz isso. Para solicitar a prioridade você deverá ir até o centro de relações com o cliente (se não me engano convés 4) . Eles te darão uma etiqueta de cor diferente para colocar na mala. Assim quando sair sua mala estará bem na saída do navio e você mesmo deverá carrega-la até a imigração do porto. Do contrário somente depois que passar pela imigração é que você pegará a mala que estará misturada junto com todas as outras. Além disso pedindo prioridade você será um dos primeiros grupos a sair do navio.

      Você chegou a conferir o horário de chegada do navio na data de sua viagem? Quando fui, se não me engano, era por volta de 12h. Se for este mesmo horário recomendo mudar seu voo pois não vai dar tempo nem mesmo com prioridade. O aeroporto é próximo mas você deverá contar com imprevistos. No meu caso tivemos um contratempo pois o sistema do porto estava fora e tivemos que esperar mais de 40 minutos até que voltasse (não adiantou nada ter pedido prioridade). Depois que o sistema voltou foi bem rápido (só carimbaram o passaporte mesmo). Meu voo era por voltas das 16h e deu tempo de sobra mas eu não arriscaria no seu caso.

      • Leonardo

        Marcus, obrigado pela resposta.
        Conforme programação da Pullmantur a previsão de chegada em Cartagena é às 10h e meu voo às 13:30.
        Vi que em outras operadoras (MSC e Royal) eles tem um serviço de prioridade de desembarque com o transfer para o aero, vc lembra se eles tem esse tipo de serviço?
        Obrigado!

        • Desculpa, não sei te informar se eles possuem esse serviço.

  • Jones Baroni

    olá Marcus. excelente sua descrição.
    Quanto aos passeios, o pagamento é e dolar? Há o parcelamento em 5x? Mas eles convertem para o real?

    • Sim, o pagamento é em dólar se for em espécie. No cartão de crédito já vem em real (não sei como ou qual cotação eles usam). E sim dá pra dividir em 5x. Em minha fatura vieram várias cobranças descritas como “PULLMANTUR PARC 01/05 SAO PAULO”, algumas de valores pequenos outras nem tanto. Não entendi muito bem essa divisão.

  • Rose Ferreira

    Olá Marcus. Adorei as suas dicas sobre o cruzeiro pelo Caribe. Você disse que do porto de Cartagena à cidade amuralhada deve-se ir de taxi. Suponho, então, que não seja perto. Qual a distância aproximada? O mesmo te pergunto sobre Aruba e Curaçao. É longe do porto ao centrinho? E em Colón, é possível ir a pé à zona franca? Obrigada!

    • Do porto de Cartagena até o centro são aproximadamente 4,5 km. Tem que ir de taxi mesmo pois não há nada próximo pra fazer. Procure no Google maps por “SPRC Terminal, Cartagena, Bolivar, Colombia” e veja a distância no mapa.

      Em Aruba existem várias atrações próximas ao Porto (cassinos, bares, lojas, restaurantes) e você conseguirá fazer muita coisa a pé. Procure por “Aruba Ports Authority, Oranjestad, Aruba”. No entanto uma das principais atrações, a “De Palm Island” (uma ilha bem bacana) fica a quase 10 km. Compramos o passeio oferecido pelo navio e fomos de ônibus.

      Em Curaçao o navio atraca próximo ao “Ferry Terminal Otrobanda, Curacao” e também dá pra ir a pé até em vários lugares da cidade. Mesmo esquema: cassinos, bares, lojas, restaurantes. Mas compramos um passeio e ficamos na maior parte do tempo em Mambo Beach, a 5,7 km de distância do porto.

      Em Colón você vai a pé para a Zona Livre. É bem pertinho, 10 minutos de caminhada. No entanto as Eclusas de Gatún (Canal do Panamá) ficam a mais de 13 km.

  • Rose Ferreira

    Marcus, muito obrigada pelas informações. Um ótimo ano (repleto de viagens) para você 😉

  • Nivea Oura

    Ola, Marcus, mto obrigado por compartilhar sua experiencia. Gostaria de saber quais sao as melhores praias em Cartagena?

    • Em Cartagena mesmo não tem praia muito boa (não vá pensando que encontrará aquelas praias típicas do caribe com areia branquinha e águas transparentes). A que fica mais próxima do centro é a de Bocagrande (fotos em anexo). Essa praia fica na parte mais moderna da cidade. Dá pra ir a pé (partindo do centro histórico) mas o problema é o calor de matar. Na praia, toda hora aparecia alguém incomodando tentando vender alguma coisa ou oferecendo massagens. Tenha cuidado e não vá cair nessas armadilhas de ser “gratuito”, amostra grátis, etc… Nada é de graça. Quando cheguei minha esposa precisou usar o banheiro rapidinho para trocar de roupa (não levou nem 3 minutos) e o cara da barraquinha me cobrou um valor lá que não me lembro mas achei absurdo pois ela nem chegou a usar o sanitário. E isso ele só falou depois que pedi a conta. Tinha comprado um refrigerante e alguma coisa pra comer e a conta saiu mais cara que o taxi. Ou seja, não vá chegando lá sentando e pedindo qualquer coisa sem antes perguntar o preço e o que será cobrado. O que eu curti mesmo nessa praia foi o Jet Ski que aluguei. Lá qualquer um pode andar. De tanto o cara insistir eu acabei alugando mas paguei 20.000 pesos por 15 minutos. Ele tinha oferecido inicialmente 30 minutos por 70.000 pesos.

      Outra praia que tem lá é a La Boquilla mas essa é mais afastada do centro e eu nem cheguei a ir.

      Uma outra praia que fui foi a Playa Los Morros que fica bem mais afastada ainda. Só fui nessa porque era uma parada do passeio que fiz do vulcão El Totumo. Mas também nada de mais nessa praia.

      Para ter sossego e aproveitar praias de águas mais transparentes é preciso ir até a península de Barú ou nas Islas del Rosário que são bastante distantes do centro. Para chegar lá é preciso ir em passeios de barco que não lembro bem mas passavam de 1h ida mas 1h pra voltar. Fiz este passeio e gostei muito. No caso eu fui até o Oceanário e Playa Blanca. Esse passeio leva o dia inteiro.

      Tive tempo de ir nesses lugares pois estava em Cartagena antes do cruzeiro mas se você pretende ir em alguma praia na parada do cruzeiro eu nem recomendo. Deixe para ir em praia em Curaçao ou Aruba. Em Cartagena visite o centro histórico.

  • Adônis

    Excelentes relatos! Muito obrigado por compartilhar tantas informações valiosas!
    Gostaria de saber se a caução no valor de $200 que é paga no início do cruzeiro também deve ser paga para pacotes “all inclusive”.

    Além disso, você sabe informar se existem fotos dos passeios disponíveis no cruzeiro? Pois alguns deles não dá pra ter uma noção somente com a descrição. Se tiver fotos lá no cruzeiro mesmo, então é mais fácil tomar uma decisão!

    Obrigado!

    • Sim, o caução é pago mesmo para os pacotes all inclusive mas o valor é por cabine e não por pessoa.

      Com relação aos passeios você terá a chance de saber um pouco mais com uma apresentação que é feita no teatro. Lá eles falam de cada um e mostram fotos. No balcão de informações você também encontra folders.

      Estou preparando um post mais detalhado sobre cada passeios que fiz e colocarei mais fotos.

  • Luiz Fernando

    Marcus, Boa Noite

    Sabe me dizer quando a Pullmantur abre as vendas para temporada seguinte ?

    Olhei no site deles a última data este ano disponível é para OUTUBRO 2016

    Gostaria de saber quando abre as vendas para DEZEMBRO 2016 a MAIO 2017
    e se vale a pena comprar muito antecipadamente, pois gostaria além de aproveitar
    o preço antecipado chegar na viajem com o montante todo pago.

    Obrigado

    • Olá Luiz, desculpe mas não sei lhe dizer.

      Verifiquei no site e realmente só tem até outubro de 2016. Teria que ligar pra Pullmantur para verificar pois talvez eles mudem o itinerário. Na época, quando conversei com o camareiro ele havia falado que estavam pensando em trocar o porto de La Guaira (Venezuela) por outro.

      O ideal é ficar de tempos em tempos acompanhando pelo site para ver também se consegue alguma promoção. Quando comprei consegui o pacote de bebidas de graça.

  • Matheus

    Olá marcus, parabéns gostei muito do seu post! Você poderia me informar quanto custa os passeios quando paramos nas cidades? E quanto mais ou menos é bom para levar?! E no All in do Cruzeiro as refeições são a vontade ou são limitadas?

    • Olá Matheus, coloquei no post uma imagem do contrato de reserva de excursões da Pullmantur. Lá tem todos os passeios e preços. Para duas pessoas, leve de 150 a 200 dólares por dia. Isso se você for fazer todos os passeios pela Pullmantur.

      As refeições são a vontade e ilimitadas. Até mesmo no restaurante À la carte você poderá pedir se quiser duas entradas, três pratos principais, cinco sobremesas… 🙂

  • Josyanne Rocha

    Adorei o post. Vou agora em fevereiro e as informações vāo me ajudar bastante. Gostaria de saber 2 coisas:
    – em Colon fez o passeio por conta própria ou pelo navio? Se foi por conta própria, sai mais barato e é tranquilo?
    – Em Cartagena, levou dinheiro em real e trocou lá? Obrigada pelas dicas!

    • Boa noite Josyanne, respondendo à suas dúvidas:

      Em Colón eu fiz o passeio por conta própria. Saindo do navio você encontrará diversas agências oferecendo esse serviço. Eu estava com um grupo grande e isso facilitou as coisas. Além das 8 pessoas de nosso grupo, juntamos com mais alguns brasileiros que conhecemos lá e conseguimos fechar uma Van com um desconto legal. Se não me engano pagamos 10 ou 15 dólares por pessoa. Esse mesmo passeio oferecido pela Pullmantur, “Eclusas de Gatun”, custava na época 53 dólares por pessoa. Foi bem tranquilo e não tivemos problema nenhum. Resgatei aqui uma foto que tirei da Van com o e-mail e telefones de contato caso lhe interesse mas é bem tranquilo de resolver isso por lá mesmo.

      Em Cartagena eu levei dólar mas eles também aceitam real. Uma dica que dou é não trocar muito no aeroporto pois a cotação é muito ruim. Troque somente o suficiente para pegar um taxi até seu hotel. O que não deve passar de 30.000 pesos. Perto da Torre do Relógio (veja aqui no mapa -> https://goo.gl/lK7eJb ) existem várias casas de câmbio. Troque sei dinheiro lá.

      • Josyanne Rocha

        Obrigada pelo retorno, Marcus!
        Só mais uma dúvida, os passeios do navio pagou no dinheiro ou no cartão? Fui uma vez em um navio que tinha que ser tudo no cartão.

        • Paguei no cartão de crédito mas acho que dá pra pagar em dinheiro sim. Se não me engano vc já tem que informar isso no momento do embarque. Mas é melhor você confirmar isso lá.

  • Monica

    ola Marcus siqueira,adorei o post.
    Estou com duvidas, sobre as compras no panama,vou fazer este mesmo cruzeiro em abril, voce sabe me informar se compensa mesmo fazer compras la mesmo com o valor que esta o dolar hoje?

    • Acredito que mesmo com o dólar acima dos 4 reais vai valer a pena sim mas isso vai depender do que você estiver procurando. Não custa nada olhar e pesquisar os preços. Quando eu fui o dólar estava na faixa de 3,20 e eu comprei perfumes que saíram bem mais baratos do que no Brasil.

  • Nayara Furlan Rocha Leme

    Marcus, tudo bem?
    Parabéns pelo site 😉 Muitas dicas bacanas e super úteis!
    Me diga uma coisa, por favor, qual a melhor forma para voltar ao porto de La Guaira depois do passeios no teleférico e Caracas?
    Muito obrigada!!!

    • Fui e voltei de ônibus contratado especificamente para os passeios. Acertamos o passeio com uma agência depois que descemos do navio.

  • Jessica

    Olá Marcus,
    Muito legal o seu post sobre o Cruzeiro, foi o melhor de todos q eu vi! Parabéns!!!
    Gostaria de saber como foi o processo de embarque e desembarque nos países de parada… É muito burocrático passar pelas alfândegas?!
    Obrigada!

    • Passei por alfândega somente em Cartagena. Nos outros países não precisou de nada.
      Eu nem levei o passaporte e saí somente com o cartão do navio.
      Em Cartagena foi bem tranquilo e somente carimbaram meu passaporte novamente.

  • Marcelo Medeiros

    Olá Marcus, estamos embarcando no dia 20/02 no Monarch e gostaria de saber se em todos os portos de desembarque tem caixa eletrônico para saque de dinheiro em moeda local? Te agradeço e parabéns pelo blog. Abs

    • Desculpa mas não me recordo de ter visto caixas eletrônicos. Como não usei não prestei atenção nesse detalhe. Eu usei dólar mesmo que comprei no Brasil.

  • Angela

    Olá Marcos , eu e meu marido estaremos embarcando em 12 de março. Vc sabe me dizer as atividades noturnas do navio?? As noites temáticas?? Aconselhavel uso de terno para a noite do comandante??Obrigada

    • Olá Ângela, a programação varia e não dá pra dizer. No diário de bordo que é deixado em sua cabine todo dia tem a programação. Mas toda noite tem alguma apresentação no teatro. Além disso tem a disco e os bares. Opção é o que não falta.

      O terno não é obrigatório, vai de cada um.

  • Jéssica

    Oi Marcus ótimo post! Vou fazer esse cruzeiro em maio. Estarei em lua de mel mas nenhum dos dois fala inglês ou espanhol, será que teremos dificuldade? Já fiz cruzeiro uma vez pela MSC na Europa e encontramos tripulantes brasileiros, praticamente eles que nos atendiam, tem como eu pedir isso na chegada? Como funciona esse da Pullmantur.

    • Thaís Caiado

      Oi Jéssica, não sou o Marcos, mas nos navios da Pullmantur há muitos brasileiros na tripulação e quase todos falam espanhol, que dá para enrolar, então não se preocupe.. 🙂

  • Duarte

    Amigo, me tira uma dúvida simples? Você comprou com quanto tempo de antecedência? Estou acompanhando desde o ano passado o preço do mesmo cruzeiro para outubro/2016 e mês após mês o preço está subindo. Em contrapartida, o mesmo cruzeiro que sai daqui a 2 meses está custando menos da metade! Será que com a Pullmantur quando mais perto mais barato? Ou será que o mês de Outubro é considerado alta temporada em relação a Maio?

    • Thaís Caiado

      Amigo, quanto mais perto mais caro ficará, pois as cabines mais baratas vão acabando e restando as de classe mais elevada. Por exemplo, compramos em novembro nosso cruzeiro que sairá de Cartagena em abril/2016, por 1240, e hoje se voce entrar no site, encontrará o menor valor de 1880. No entanto, as vezes, quando se está chegando perto da data de viagem, e sobram cabines, eles fazem promoções, por isso que voce pode encontrar mais barato. Mas como isto não é certo que vá acontecer para o seu cruzeiro, em minha opnião não vale a pena arriscar. Enfim, espero que tenha ajudado boa viagem!

  • Luiz Aloi Neto

    Oi Marcus!!

    Vc disse que as noites são frias…vou em outubro/16, vc acha que em Outubro as noites são frias tb??
    Obrigado Luiz

    • Não se preocupe pois dentro do navio não é frio. A área externa é que as vezes venta muito a noite em algumas partes. O vento forte é nas laterais (onde tem os barcos salva-vidas) e na parte acima da piscina onde o pessoal costuma pegar sol durante o dia). A maioria dos eventos noturnos são dentro do navio como no teatro ou nos bares. As vezes tem festa na piscina a noite mas essa parte possui janelas de vidro nas laterais que ajudam a quebrar o vento.

  • Gilson do Carmo

    Muito detalhada e completa a descrição, obrigado! Vamos embarcar daqui umas horas e nos auxiliou muito! Abraços!

    • Obrigado pelo seu comentário Gilson, espero que esteja aproveitando a viagem.

  • Juliana

    Oi Marcus, tudo bem?
    No panamá vocês pagaram passeio do Navio ou pegaram taxi para ir até o canal e a zona livre de Catun?

    • Juntamos em uma turma de brasileiros que conhecemos no navio e pegamos uma Van. Se não me engano pagamos 10 ou 15 dólares por pessoa. Esse mesmo passeio oferecido pela Pullmantur, “Eclusas de Gatun”, custava na época 53 dólares por pessoa.

  • Cristiane Barcelos

    Ei Marcus boa tarde!! Gostei bastante do seu post bem completo!! Estava procurando informações sobre os passeios dentro do navio porque estava na duvida se compara por fora ou não. Vou dia 14 de Maio 7 noites, vou sozinha Minha primeira viagem sozinha estou com um friozinho na barriga!! Rsrsrs…

    • Obrigado pelo comentário e aproveite o passeio pois certamente gostará muito. Relaxa pois viajar sozinha não será problema. Você provavelmente fará amizades por lá. Fiz o passeio de Aruba com eles (do navio) pois não sabia se conseguiria fácil contratar este mesmo passeio com alguém do lado de fora (tinha essa mesma dúvida sua) mas todos os outros passeios eu fiz por fora e achei que compensou mais.

  • Natalia

    Olá Marcus, seu post está me ajudando muito até imprimi para ler melhor e levar na viagem, kkkkk, vou fazer este mesmo cruzeiro semana que vem, entramos no navio dia 23/04 e ficamos ainda depois mais uns dias em Cartagena, até o dia 05/05, nossa Lua de Mel.

    • Conte pra gente depois se curtiu o passeio. E obrigado pelo comentário.

  • Lucia

    Olá Marcus, muito legal seu relato. Embarco agora em maio e gostaria de saber de fato o tempo disponível nos locais. Tipo, no passeio que você fez em Aruba, fala em aproximadamente 4h30min, Porém, a estada no navio, no porto, vai de 8h até às 20h. Qual o período real temos para ficar na ilha? Abraços, Lucia

    • Olá Lúcia, olhando pela data e hora das minhas fotos aparentemente foi esse o tempo de passeio mesmo. Cheguei na ilha as 10:20h aproximadamente e saímos de lá as 14:30h. O tempo é pouco mas deu pra aproveitar bem o local. Depois disso ficamos passeando pela cidade e depois voltamos para o navio. O navio só embarcou a noite mesmo.

      • Lucia

        Marcus, ou seja, o passeio é que foi de 14h30min, mas depois podemos ficar na cidade passeando até o final da tarde, é isso? Agradeço sua atenção. Abraços, Lucia

        • Isso mesmo. Em Aruba tem muta coisa bacana pra fazer perto do porto. Existem várias atrações próximas como cassinos, bares, lojas, restaurantes e você conseguirá fazer tudo a pé.

  • Smith QB

    opa marcos tudo bem? da tempo para conhecer a cidade do panama e se da, vale a pena?

    • Olá, tudo bom. Olha, tempo dá pois há passeios oferecidos inclusive pela Pullmantur. Do porto até a Cidade do Panamá são um pouco mais de 1h. Não sei dizer se vale a pena pois só fiquei em Cólon mesmo. Tive o azar de ser feriado no dia e preferi não ir.

      • Smith QB

        Primeiramente, obrigado pela sua atençao… outra questao é que tirando a colombia. nao preciso fazer imigração em nenhum pais.., ou é opcional?

        • Que eu me lembre o único local que fez imigração foi na Colômbia mesmo. Na saída e entrada do navio você precisa apresentar o cartão do navio mas não deixe de sair também com o passaporte.

  • Victor Eduardo Cardoso de Abre

    Marcus tudo bem? Na zona livre de Colon podemos fazer compras normalmente? O preço das coisas é em conta? Estava lendo que lá somente se compra no atacado.

    • Sim, normalmente. Dá pra comprar avulso também. Quando fui era feriado e 90% das lojas estavam fechadas e mesmo assim deu pra comprar algumas coisas. O preço dos perfumes estava bem em conta mesmo com o dólar a R$ 3,20 na época.

      • Victor Eduardo Cardoso de Abre

        Obrigado pelo retorno.

  • Lívia Isabele

    Olá, Marcus! Agradeço por seus comentarios… Tenho uma dúvida meio neurótica: dentro do navio (quarto, restaurante, ambientes) é muito frio por conta de ar condicionado? Sempre sofro com variações de temperatura e viajarei com criança…daí a preocupação se devo levar roupas com manga comprida (apesar de o Caribe ser sempre quente).

    • Dentro do navio a temperatura é bem controlada. Não é frio. Dá pra usar roupas leves por toda a parte interna. Lá fora, em algumas partes, é frio, principalmente a noite. Mas só por causa dos ventos e não pelo ar condicionado.

      • Lívia Isabele

        Obrigada, Marcus! Fiquei com receio de que exagerassem no ar condicionado, especialmente nos restaurantes…Já estive em hotéis em lugares tropicais onde tinha que ir tomar o café da manhã de casaco…

  • rodrigo Oscar Novaes

    Ola,Marcus eu vou fazer um cruzeiro do dia 21 de maio a 28 de maio,estou
    em duvida do passaporte no embarque e no desembarque para visitar a
    cidade de Aruba,la Guaira, Curaçao,Colón (Panamá) estes lugares precisa
    levar o passaporte ou pode deixar no navio mesmo ou tirar um xerox do
    passaporte e levar.E outra coisa este navio Navio Monarch eles te da

    pulseira para colocar no braço.Porque eu comprei o pacote tudo Incluído Plus.As aguas do caribe são

    calmas e balança muito o navio,porque eu comprei uma cabine no deck 2.Quando eu faço viagem pelo

    Cruzeiro aqui no brasil eu fico mais no deck 5 ou 6 e nunca passei mal no navio.

    Muito obrigado.

    • Você receberá um cartão que precisa levar sempre que sair do navio. Você não consegue sair sem ele. Quanto ao passaporte eu não recomendo sair sem leva-lo apesar de que acho q não é obrigatório pois não verificam isso na saída. Estou tentando lembrar aqui se me pediram o passaporte e não me recordo de nenhum lugar com exceção de Cartagena que foi onde eu embarquei. O passaporte é o documento oficial quando você está fora do país. Quando você for fazer alguma compra com cartão de crédito por exemplo podem te pedir uma identificação e neste caso não sei se o cartão do navio servirá.

      Em relação a pulseira, sim. Na entrada irão colocar a pulseira em você e é isto que identificará quando você for pedir uma bebida.

      Neste cruzeiro eu senti o navio balançar mais. Dava até pra ver na piscina por exemplo a água inclinando. Mas nada que atrapalhasse. Não passei mal mas isso vai de cada um.

  • Katya Cardoso de Almeida

    Olá Marcus,estou planejando um cruzeiro com meu esposo e filha! Gostaria de saber qual o valor pago pelo Cruzeiro pra eu me planejar. Obrigada!

    • Saiu por R$ 4.100 na época para duas pessoas com o pacote de bebidas incluso. Preço muito bom.

  • Fabiana Cirino

    Acabei de contratar um cruzeiro para o caribe, pela Pullmantur, me solicitaram que enviasse para eles o contrato assinado e rubricado por e-mail. Vi que no final do contrato tem a parte que eles deveriam carimbar e assinar, solicitei que me reenviassem para ter comigo, mas fui informada que eles não fazem isso. Gostaria de saber se esse procedimento é comum, nessas contratações.
    Desde já agradeço.
    Fabiana

    • No que eu fiz não teve nada disso. Recebi por e-mail meu voucher e foi o que apresentei no porto de saída. Lá tive que preencher outros documentos.

  • Luiz Melo

    Marcus, gostaria de tirar uma dúvida.
    Vou fazer esse cruzeiro, e gostaria de saber como é o desembarque final, é muito demorado?
    O navio vai chegar em Cartagena as 09:30 e o voo (que estou olhando para comprar) sai de Cartagena para o Brasil as 13:30. Então, tenho 4 horas entre o desembarque do navio e o embarque no avião. Como vc já fez esse cruzeiro, gostaria da sua opnião sobre isso.
    Obrigado

    • Olá desculpe a demora em lhe responder. Não vou lhe garantir que dá porque estou achando muito pouco tempo. Você tem que pensar que imprevistos podem acontecer. Você pode pedir prioridade no desembarque e ser um dos primeiras a sair. Foi o que eu fiz. No entanto, não adiantou muito pois mesmo saindo antes, o sistema da alfândega estava fora do ar e demorou muito até voltar. Foi quase o mesmo que sair junto com outros passageiros. Pra você ter uma ideia o navio estava previsto para chegada as 11h e meu voo era as 16:30h e eu já estava preocupado. Já perdi voo internacional e sei a dor de cabeça que é, por isso eu prefiro não ariscar. Se tiver outras opções de horário é melhor você ir mais tarde.

  • Pety Manzur Concon

    Olá Marcus, tb irei fazer esse cruzeiro com meu marido e filho. Quanto acreditar ser necessário levar de dinheiro [real/dólar] para o cruzeiro de sete dias? Agradeço se puder ajudar! Obrigada pelas dicas!

    • Eu levaria uma média de 150 a 200 dólares por dia de passeio. Os passeios pela Pullmantur são mais caros. Se for fazer por conta própria vai gastar muito menos.

      • Pety Manzur Concon

        Obrigada Marcus! Tentarei fazer por conta própria mesmo…acho que ficará mais em conta mesmo…

  • Claudia Carvalho

    Olá Marcus, estamos nos planejando para fazer este cruzeiro em março. somos em tres e gostaria de saber qual seria a melhor acomodação para ficarmos. sem muito barulho e balanço excessivo. Celebração de 50 anos de uma de nós. obrigada.

  • Paloma Almeida

    Olá Marcus, tudo bem?
    Pelo que pesquisei o porto fica muito próximo do aeroporto, certo? o acesso de táxi é fácil e rápido?
    O embarque pode ser feito até que horas?
    Obrigada !!!!

    • Olá Paloma. Se você se refere ao aeroporto de Cartagena sim, fica próximo. Pegar taxi lá é super fácil, rápido e barato. Quanto ao horário você deve olhar no seu documento eletrônico pois pode variar de Cruzeiro.

  • Narciso Marques

    Muito bacana!
    Irei fazer um cruzeiro com minha filha em dezembro. Embarque e desembarque em Cólon – Panamá.
    Tenho a seguinte dúvida:
    O desembarque está marcado para 10hrs da manhã, e há um voo para o Brasil as 15hr. Pela sua experiência, daria tempo de desembarcar e chegar ao aeroporto de tocumen, que fica distante aproximadamente 2hrs?

    • Olá Narciso, desculpa a demora em lhe responder. Olha, eu não faria isso. Já relatei aqui que tive problemas ao sair do porto de Cartagena pois o sistema estava fora do ar. Imprevistos como esse podem acontecer. O check-in de voos internacionais deve acontecer com 2 horas de antecedência (já perdi voo chegando com 5 minutos de fechamento do check-in). Imagina se o navio chega atrasado, o desembarque demora, a saída do porto agarra, o transito até o aeroporto esteja congestionado. Enfim, EU não pegaria um voo tão cedo. Minha experiência.

  • Fernanda Maria De Britto Bartz

    Oi Marcus. Ótimo relato, já está no note para levar na viagem. Vc saberia dizer mais ou menos quanto tempo perdemos nos portos para embarque e desembarque? Por exemplo, na parada de Cólon, o desembarque é às 8h e o embarque às 14h. É pouquíssimo tempo. Quanto tempo vc acha que levamos para descer do navio e quanto tempo antes das 14h, devemos estar de volta? Obrigada.

    • Olá Fernanda. Não lembro ao certo quanto tempo durava o desembarque mas o que eu posso te garantir é que eles priorizam as pessoas que vão fazer passeios pela própria empresa e depois o desembarque é liberado para todos. No meu caso o navio estava programado para chegar em Cólon as 9h e sair as 18h.

      Olhando pela data e hora das fotos aqui, chegamos as 10h (provavelmente pelo fuso-horário). A primeira foto que tenho após sair do navio, e já dentro da Van no caminho pra ir até o canal já era 11:17h. Por aí já dá pra ter uma ideia do tempo. Embora eu tenha levado um tempo a mais pra decidir o que fazer junto com o pessoal que estava comigo. Fizemos o passeio por conta própria. Fomos até o canal ver as eclusas de Gatún. Provavelmente você gastará menos que isso pra sair do navio. As 11:33h já estávamos no canal. Minha última foto lá foi as 12h. Depois disso fomos até a Zona Livre de Catún que fica bem próxima ao porto e o horário foi mais do que o suficiente. Sempre me preocupava de voltar ao navio com pelo menos 1h de antecedência. Espero que tenha ajudado.

  • Rosa

    Olá Marcus. Me interessei pelo navio. Você viu alguma coisa para criança com 2 anos? Obrigada!

  • iristina

    olá Marcus
    em relação ás compras em Colon, li algo sobre eles entregarem depois no navio o que foi comprado e nunca chegarem as compras; isso é verdade, ou vc pode levar suas compras?

    • Quando eu fui não tinha nada disso. As coisas que eu comprei lá eu levei na hora. Se mudaram isso não sei te informar.

  • Tereza Maria Alcolea

    Já fiz 2 cruzeiros pelo Caribe com a Pullmantur, um no navio Monarch e outro no Zenith. Os dois são bons mas não iria mais no Zenith por ser ele muito pequeno ( porisso balança muito ) não ter nenhum glamour que os outros tem e o numero de lojas dentro dele ser muito reduzido.O atendimento da tripulação eh impecável em todos os setores.

  • TTDBS

    Boa tarde, tudo bem? Queria saber se comprou pacote por agencia de viagens ou o cruzeiro foi direto no site de Pullmantur? E as passagens aéreas também foi tudo por conta? Tenho medo de fazer essas indiadas e errar alguma coisa, me perder e tal… Sou do Rio Grande do Sul, e daqui pra cima sempre é difícil… Obrigada!