Tomando banho de lama no vulcão El Totumo 1


O vulcão El Totumo fica localizado ao Norte da Colômbia no município de Santa Catalina. Fizemos o passeio de ônibus saindo da cidade de Cartagena. Demorou mais ou menos uma hora pra chegar.

O vulcão é bem pequeno e pra falar a verdade não se parece em nada com um vulcão. Quem observa de fora vê apenas uma pequeno monte de 15 metros de altura com uma escada de madeira bem “ruinzinha” que dá acesso ao topo.

El TotumoLá de cima (na cratera) você vê um buraco que em seu interior é um verdadeiro chiqueiro.

El-Totumo-04

Muita gente desiste de entrar, com nojo, mas a grande maioria encara e curte a brincadeira. Uma dica que dou é se você não curte nem vá ao local pois não há mais nada pra fazer lá. O “vulcão” fica no meio do nada numa região cuja população é extremamente humilde e vive do turismo pra sobreviver. Para os descolados o passeio é no mímino engraçado.

Existe uma lenda que diz que antigamente o vulcão soltava fogo mas o padre local achava que era obra do diabo. Daí ele jogou água benta no vulcão e depois disso parou de cuspir fogo que virou lama e afogou o diabo.

Dentro do poço cabem umas 30 pessoas exprimidas umas com as outras. É tanta gente que tivemos que esperar pra entrar. A profundidade do poço é de mais de 800 metros mas mesmo assim, por mais que você tente, não consegue afundar. O contato com a lama é uma sensação meio diferente. A lama é bem consistente e ao se mexer as areais ficam te picando (mas não é ruim). Além disso a lama é quente.

El-Totumo-03

Dizem que a lama possui propriedades medicinais, que é bom pra pele e cabelo. Uma verdadeira fonte da juventude. Balela, é tudo psicológico mesmo.

Dentro do vulcão ficam umas pessoas fazendo massagem. O serviço é opcional e tem um custo simbólico de 3 mil pesos ou o que você quiser dar. Como disse anteriormente, as pessoas de lá vivem disso.


El-Totumo-06El-Totumo-07Além desse serviço tem o carinha que fica tirando fotos com sua câmera e tem as senhoras que te ajudam no banho no rio depois que você sai do vulcão. Essa parte é realmente engraçada pois você entra no rio e elas pedem pra você tirar a roupa. Isso mesmo, você fica nú embaixo d’água enquanto elas lavam a roupa.  E isso vale pra meninas. Além disso ficam com uma cuia jogando água em seu cabelo, tirando a sujeira da orelha e de tudo quanto é lugar (medo). Depois de limpo você sai e pega seu chinelo que alguém lavou e também vai te cobrar uma gorjeta (essa você pode passar né).

El-Totumo-08Ante de ir você pode aproveitar um pouquinho no barzinho que tem lá ou comprar a lama que é vendida em pó.

Na volta é feita uma parada em uma praia perto de Cartagena (Playa Los Morros).  Daí é servido o almoço, que está incluso no passeio. O almoço é o velho prato típico da região: arroz (um pouco doce), salada, peixe frito e patacones (umas bananas amassadas e fritas).

Cartagena-Arroz-Salada-Peixe-Frito-Patacones

Depois você pode aproveitar um pouco a praia, que também não é lá essas coisas mas pelo menos a água do mar é quentinha.

  • Fernanda Maria De Britto Bartz

    Bem detalhado o relato, era exatamente o que eu estava procurando. Obrigada 😀